Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

IGP-M fecha com alta de 20,9% em12 meses e aluguéis disparam

há 3 anos

Foi divulgado no dia 03/11, pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV, o índice acumulado do IGP-M – Índice Geral de Preços – Mercado nos últimos 12 meses. Com variação de 3,23% no mês de outubro, o índice acumula alta de 18,10% no ano e de 20,93% em 12 meses.

Para o cálculo do IGP-M, é considerada a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e construção civil. Portanto, o resultado do IGP-M é a média aritmética ponderada da inflação ao produtor (IPA), consumidor (IPC) e construção civil (INCC).

Como é sabido, o IGP-M é o principal índice utilizado como base para reajuste do valor dos aluguéis em contratos de locação imobiliária. Com a alta, o setor, que ainda tenta se recuperar dos efeitos da pandemia, será bastante impactado.

Muitos contratos que sofreram reajustes durante a pandemia, para diminuição dos aluguéis, diga-se, agora poderão ser reajustados em mais de 20%. Contudo, o que poderia significar alívio para os locadores, pode ser a bancarrota dos locatários. Com a economia ensaiando a retomada, muitos contratos não conseguirão se manter vivos com a aplicação deste índice, isso porque a renda da população não seguiu esta mesma tendência neste mesmo tempo.

Com este cenário, o aumento de demandas judiciais é presumível, assim como o foi quando do início da quarentena. Contudo, vale lembrar, o simples fato do aumento do IGP-M não é suficiente para permitir a revisão contratual.

O IGP-M também é utilizado como base de indexação para serviços de telefonia, energia elétrica, educação e planos de saúde.

  • Sobre o autorEspecialista, estudiosa e visionária
  • Publicações18
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações110
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/igp-m-fecha-com-alta-de-20-9-em12-meses-e-alugueis-disparam/1129277421

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)